A importância do autocuidado e o impacto na saúde mental

Autocuidado pode ser definido como um conjunto de ações que cada pessoa promove para manter a própria saúde e bem-estar. Como se trata de uma ação, cada pessoa tem a possibilidade de agir e escolher desenvolver o cuidado pessoal, e quando realizado com autonomia e responsabilidade proporciona maior qualidade de vida e bem-estar.

Muitas pessoas tem mais facilidade de cuidar muito mais do próximo do que de si mesmo e em algumas circunstâncias quando decidem se cuidar sentem receio de serem egoístas ou individualistas.

Partindo da premissa que cada um só consegue dar o que tem, é preciso cuidar de si até mesmo para conseguir cuidar do outro.

A saúde mental está relacionada ao bem estar consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor, sendo assim, manter o autocuidado causa impacto direto na saúde mental, pois quando uma pessoa tem a oportunidade de se conhecer e se cuidar pode proporcionar um equilíbrio das emoções tanto pessoais quanto ao próximo.

Em contrapartida, a falta de autocuidado pode refletir negativamente na saúde mental, podendo afetar a maneira como a pessoa se sente e como se relaciona com as outras pessoas, pois tende a gerar maior índice de estresse, angústia, desânimo e dificuldade de auto aceitação.

Cuidar de si mesmo não significa que problemas não irão surgir, mas é uma maneira de lidar melhor com as dificuldades que podem surgir no dia a dia.

Algumas maneiras de realizar o autocuidado

  • Fique perto de quem você gosta
  • Aprenda a dizer não
  • Defina prioridades
  • Alimentação balanceada
  • Sono de qualidade
  • Auto estima
  • Descanso
  • Atividade física


Quando estiver realizando as atividades do dia a dia, preste atenção no que está fazendo, sinta o perfume do sabonete ao tomar banho, observe a água caindo, passe um creme com cuidado.

Você merece um cuidado especial tanto pelos aspectos físicos quanto emocionais.

Nem sempre é fácil conciliar atividades diárias e autocuidado, mas
se estiver difícil sozinho, peça ajuda!

Se te perguntasse o que você mais gosta nas pessoas que você ama, provavelmente responderia na hora! Mas e as suas qualidades, quais são? O que você valoriza em si mesmo? Como você tem se cuidado?

Você merece cuidado! Você é especial! Você é capaz!

Seja generoso com você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos, sugestões de lives e muito mais.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.